sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

[Resenha] A Sombra da Lua - John Sandford



Titulo original: Dark of the Moon (Virgil Flowers, #1)
 Livro: A Sombra da Lua
Ano de Lançamento:2012
Autor: John Sandford
Editora: Arqueiro
Paginas: 272
Classificação: 4/5
Compre aqui

Sinopse: Acostumado a assumir casos difíceis, o investigador do Departamento de Detenção Criminal de Minnesota Virgil Flowers é mandado a Bluestem, uma pequena cidade do interior, para ajudar a polícia local a solucionar um crime que chocou a população: um casal de idosos foi morto em sua residência com requintes de crueldade. Ao chegar à cidade durante a madrugada, Virgil é surpreendido por um incêndio no alto de uma montanha. A casa do fazendeiro Bill Judd é consumida pelas chamas e seu proprietário morre sob os escombros. Bill era um homem recluso e odiado. Há muitos anos, esteve à frente de um esquema fraudulento que levou centenas de fazendeiros à falência. Embora o dinheiro nunca tenha aparecido, ele foi julgado e absolvido. Além disso, seu envolvimento com várias mulheres casadas era de conhecimento de todos na região. Virgil não acredita em coincidências e fica intrigado com a morte do fazendeiro. Afinal, a pacata Bluestem passou duas décadas sem um único crime e nas últimas semanas foi cenário de três homicídios. Determinado a encontrar uma ligação entre os assassinatos, o investigador começa a conversar com os moradores e a descobrir seus segredos. Contudo, revirar o passado de uma pequena cidade pode trazer sérias consequências para um forasteiro. 


Resenha: 
A Sombra da Lua conta a história de Virgil Flowers um investigador do Departamento Criminal, que é convocado para ir a Bluestem uma cidade no interior dos Estados Unidos investigar o assassinato de um casal de idosos, porém quando chega a cidade percebe que a situação é muito mais complicada do que um “simples" assassinato.

Como a trama se passa numa cidade pequena do interior e são muitos personagens envolvidos na investigação de Virgil é difícil decorar o nome de todos, um agravante recorrente na história é que tem personagens da mesma família e por essa razão tem nomes muito semelhantes, exemplo: Big Curly e Little Curly ( pai e filho) e não são os únicos com nomes parecidos, por isso as vezes eu fazia confusão.

O livro é narrado em terceira pessoa, nós acompanhamos o ponto de vista de Virgil e em alguns momentos do livro também acompanhamos a história sob o ponto de vista do assassino, mas claro sem que seja possível  identifica-lo, não chegamos a nos envolver tão profundamente com nenhum outro personagem como é de costume em narração em terceira pessoa, achei realmente excelente ter somente eles dois como focos principais pela quantidade de personagens envolvidos na trama o livro ficaria muito confuso.

Eu gostei muito da leitura, foi uma leitura envolvente e muito bem escrita, gosto muito de um bom mistério e de um personagem principal forte ( com presença) e que tenha umas tiradas sarcásticas para dar um pouco de humor a história e não ficar só na tensão dar um desfecho mirabolante. 

"Ele era sexualmente predatório, ainda que não um predador sexual."
Pag. 12

"- Ele dança?
Ela riu. 
- Não como você, Virgil. Dança, mas como um banqueiro.
-Eca!"
Pag. 170  

19 comentários:

  1. Confesso que não é o meu tipo de leitura e a única coisa que chamou minha atenção foi a menção a tiradas sarcásticas e de humor! Sem falar a primeira quote!
    Beijos,
    Nica

    ResponderExcluir
  2. Oiee ^^
    Também não é o meu gênero favorito, e sinceramente, não tenho muita curiosidade de ler os livros do autor. Quem sabe mais para a frente...
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Eu me interessei pelo livro, mas não o suficiente para adquiri-lo, sabe? Digamos que se caísse em minhas mãos, saberia apreciá-lo sem perder a chance de lê-lo. Gostei da história e da sinopse... a premissa me pareceu interessante e a narrativa também. Gosto de suspenses policiais em terceira pessoa, como os de Robin Cook e Sidney Sheldon.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, o livro parece ser bem lega, eu não curto muito livros policiais, ausha, mas dependendo da trama até me arrisco, quem sabe n leia ele?
    www.muchdreamer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Eu adoro um bom suspense policial. Esse parece ser bem interessante, pois traz os dois pontos de vista: do detetive e do assassino. E ainda tem uma pitada de humor. Vou pesquisar mais sobre o livro. Dica anotada!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oii...
    Eu confesso que sou uma apaixonada por esse gênero, acho que até mesmo devido a minha profissão, sou fascinada por enredos policias.
    Bjs
    www.satisfashionbrazil.com

    ResponderExcluir
  7. Oiee. Não é um livro que eu esteja doida para ler, mas se um dia chegar a tê-lo em mãos acredito que o leria

    Beijos
    http://www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  8. Oii, tudo bem?
    Eu adoro livros de suspense/policiais eu acredito que a leitura é sempre mais envolvente, eu adorei a resenha e o livro já está na minha lista de desejados.

    fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Desde o lançamento desse liro eu fiquei com vontade de lê-lo, mas o tempo passou, li dezenas de outros e ainda não achei um tempinho pra ele. Não é meu gênero preferido, mas só leio resenhas positivas e a sua foi outra que me instigou a curiosidade.
    Creio que ainda vou ler Sombra e lua, e matar a curiosidade sobre a história, mas ainda não sei quando.
    Obrigada pela dica de leitura.
    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  10. Ola lindona confesso que a premissa do livro não me chamou atenção nesse momento, deve se a correria das leituras, vou anotar a dica pois adoro um bom suspense para ler em outro momento . beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  11. Oi :)
    Então, livros policial não é meu forte. Arqueiro tem muitos no catálogo, mas não sei, o Virgil parece ser um personagem legal. Também gosto de personagens com uma pegada sarcástica, razão de eu ter passado a adorar o Damon de The Vampire Diaries. Pela premissa em si, eu não me aventuraria na leitura, mas o personagem me chamou atenção, apesar de ficar na duvida já que você citou que o enredo tem muitos personagens. O autor trabalhou bem todos? E sempre uma coisa quando acabam ficando em escanteio alguns.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  12. Tenho o costume de ler livros deste gênero, mas este em especial não chamou minha atenção.
    Com certeza irei anota o título, pois uma hora eu vou deixar de ser mal humorada e irei me apaixonar por ele kkk

    bj

    ResponderExcluir
  13. Oi,
    Tudo bom? Meu nome é Raquel Machado sou autora do livro Vingança Mortal e te encontrei lá no blog Livros e Encantos. Vi que você se interessou por minha história e gostaria de te convidar a conhecer um pouco mais delas, e aproveitar para dizer que estou com parcerias abertas então se quiser conversar pode mandar um e-mail para "raquel.machado2014@yahoo.com.br". Vou ficar muito feliz em lhe responder.
    Beijos
    Raquel Machado
    Escritora Vingança Mortal
    leiturakriativa.blogspot.com.br/p/vinganca-mortal.html

    ResponderExcluir
  14. Como adoro livros policiais e um bom suspense, me interessei demais por esse livro e espero conseguir lê-lo mais pra frente,anotei a dica.

    Sua resenha ficou boa, me deixou bem curiosa.

    bjs

    ResponderExcluir
  15. Me pareceu realmente interessante essa história. Anotei o nome do livro. Obrigada.

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?! :D
    Então não curti muito o enredo do livro não, acho que estou em um momento de livros distópicos e vou deixar passar esse. Quem sabe uma próxima?!
    Obrigada pela dica!
    Beijocas da Deebs!

    ResponderExcluir
  17. Adorei, justamente um gênero que eu amo, adoro esse cenário investigativo cheio de surpresas, já quero ler!

    Adorei seu blog e já estou seguindo!

    Se quiser conhecer o meu blog também, só dar uma passadinha no
    Estandy Books - A Estante da Andy

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Não conhecia o livro.
    que bom que a história é boa. Um personagem forte é sempre bom. O livro fica mai completo.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Não conhecia o livro e me interessei, eu gosto do genero. Vou pesquisar mas um pouco, sua resenha me instigou e muito.
    Bjos
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir